Benguela - Dezassete mil e 120 alunos estudam actualmente em salas adaptadas e debaixo de árvores no município do Balombo, província de Benguela, devido a insuficiência de escolas definitivas, soube esta segunda-feira a ANGOP.
A informação foi avançada pelo responsável da repartição municipal de Educação, Carlos N'jila, referindo que alguns menores assistem aulas em salas feitas de chapas de zinco e nas catequeses ligadas a algumas igrejas.
No presente ano lectivo, disse, estão matriculados 40 mil e 522 alunos do ensino primário, primeiro e segundo ciclos.
Segundo o responsável, a situação torna-se mais delicada no tempo chuvoso, devido as descargas elétricas.
Para se inverter esse quadro, Carlos N'jila informou que estão em curso vários projectos no ramo da educação, como o da construção, no município, de cinco escolas de sete salas de aula cada.
Reconhece que o problema não ficará resolvido, em função da densidade populacional e extensão territorial do Balombo, mas que vai melhorar as condições de ensino e aprendizagem de um número considerável de crianças.
"As autoridades vão continuar a trabalhar para melhorar as condições de ensino e aprendizagem de forma paulatina, sobretudo nas zonas mais recônditas", prometeu.
Os últimos dados do sector indicam a existência de três mil e duas crianças fora do sistema de ensino no presente ano lectivo.
Entretanto, o director municipal de infra-estruturas e serviços técnicos, José Domingos, garantiu que dentro de três meses pelo menos três escolas estarão já concluídas e apetrechadas para entrar em funcionamento no próximo ano lectivo.
Segundo o responsável, o atraso na conclusão das obras deveu-se a uma taxa de desequilíbrio com o empreiteiro, por conta do preço do material no mercado, que sofreu alguns ajustes.
Assegurou que as obras estão num nível de execução de mais de 60 por cento, apesar dos prazos contratuais estarem já vencidos.
O sector da Educação controla 247 salas de aula definitivas, 181 provisórias, 122 improvisadas e 121 turmas ao ar livre.
O corpo docente é constituído por mil e 326 professores distribuídos em 48 escolas.
O municipio do Balombo tem uma extensão territorial de dois mil e 665 quilómetros quadrados e uma população estimada em 130 mil habitantes. CRB