Menongue - O delegado da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) no Cuando Cubango, António Francisco Jaime, incentivou, esta terça-feira, os cidadãos a terem a cultura da denúncia de práticas de corrupção em todos os organismos públicos.
O responsável, que falava à imprensa, no final de uma visita aos órgãos tutelados pela Delegação local da Justiça e dos Direitos Humanos, disse que as denúncias podem ser feitas através do Call Center criado para o efeito, em 2023, com as chamadas grátis das 8 às 17 horas nos dias úteis.
António Francisco Jaime lamentou a falta de cultura da população do Cuando Cubango de denunciar actos de má gestão, incluindo mesmo os próprios lesados, que deveriam ser os primeiros a informar sobre as irregularidades na Administração Pública, para que os gestores e funcionários envolvidos sejam responsabilizados.
Conforme o responsável, esta luta visa, sobretudo, acabar com o fenómeno “gasosa” nas instituições públicas e melhorar os níveis de atendimento dos servidores públicos aos utentes, para além de assegurar o combate à má gestão do erário na administração pública.
Sobre a visita, explicou que serviu para constatar os níveis de funcionamento e de organização da Delegação da Justiça e dos Direitos Humanos, bem como o asseguramento na uniformização e padronização dos serviços prestados aos cidadão.
Para o efeito, António Francisco Jaime inteirou-se dos serviços de Identificação, Registos e Notariado, arquivo de Identificação Civil e Criminal e Conservatória do Registo Civil, tendo solicitado, dos órgãos de tutela, a melhoria das condições laborais, porquanto os funcionários mostraram vontade de trabalhar.
Por sua vez, o delegado provincial da Justiça e dos Direitos Humanos, Alfredo Passos, disse que, apesar das inúmeras dificuldades, com destaque para a falta de instalações próprias, transporte e equipamentos técnicos, são emitidos diariamente mais de 100 Bilhetes de Identidade.
Recordou que a emissão do Bilhete de Identidade no sistema on-line funciona apenas nos municípios de Menongue, Cuchi, Cuito Cuanavale, Mavinga e Calai, ao passo que nos municípios do Dirico, Nancova e Rivungo, ainda, se emite no sistema off-line.
A visita dos membros da delegação provincial da IGAE está enquadrada na celebração do 32.º aniversário da instituição, que se assinala quarta-feira (17) tendo sido já abrangidas as Unidades Operativa de Trânsito e da Polícia de Intervenção Rápida (PIR), cuja agenda de actividades termina no próximo dia 22 do mês em curso.
A IGAE é um órgão auxiliar do Presidente da República e Titular do Poder Executivo com a missão de efectivar o controlo interno administrativo da Administração Pública, por via da inspecção, fiscalização, auditoria e supervisão da actividade de todos os órgãos e serviços da administração directa e indirecta do Estado, bem como das administrações autónomas. LMZ/ALK/FF/ALH