Cazenga - Cerca de 70 mil lugares estão disponíveis em dez mercados no município do Cazenga, em Luanda, para vendedores ambulantes na circunscrição.
Os lugares encontram-se disponíveis nos mercados do Hoji ya Henda, Nova Luz, Cazucuta, Combustível, Cajueiros, Panga Panga, Deolinda, Kwanzas, Asa Branca e das Mulheres, com 900 a mil lugares cada.
Para fazer face à retirada dos vendedores das ruas, a Administração Municipal do Cazenga iniciou essa semana uma campanha de sensibilização de vendedores para aderirem aos locais apropriados, para recuperar a boa imagem da municipalidade.
A informação foi avançada, nesta terça-feira, à ANGOP, pelo responsável da Direcção Municipal da Fiscalização, Cesário de Sá, para quem a medida visa diminuir a venda desordenada de produtos na rua, o que representa um perigo à saúde humana.
Sublinhou que algumas zonas possuem mercados construídos pelo Estado com todas as condições, mas estão vazios porque as pessoas comercializam os produtos em passeios, ruas, defronte aos hospitais e que impossibilitam a livre circulação de viaturas.
Para o responsável, retirar os vendedores ambulantes dos becos, ruas, principalmente na Rotunda da Cuca", Avenida Ngola Kiluanje , remover amontoados de lixo, garantir a segurança pública e arrecadação de receitas nos mercados oficiais são alguns dos objectivos a alcançar.
A operação será contínua com o propósito de se acabar com a venda ambulante em locais proibidos, tendo advertido que “os teimosos serão responsabilizados”, pois existem espaços suficientes para receber os vendedores.
A título de exemplo, só o mercado da Nova Luz tem capacidade para mil lugares, mas apenas 500 estão ocupados.
Cazenga conta com seis Distritos Urbanos, Cazenga, Tala Hadi, Hoji ya Henda, Kima Kieza, Kalwenda e 11 de Novembro.