Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Líderes associativos denunciam assaltos recorrentes em paragens de taxis

     Sociedade              
  • Luanda • Quinta, 16 Maio de 2024 | 08h30
Moto-taxistas (ilustração)
Moto-taxistas (ilustração)
Clemente dos Santos - ANGOP

Cacuaco - Líderes das Associações dos Taxistas de Angola (ATA) e da Nova Aliança dos Taxistas de Angola (ANATA) denunciaram, quarta-feira, o registo de recorrentes assaltos em paragens de táxis em Luanda, por jovens que se identificam como lotadores.

Segundo os presidentes da ATA, Francisco Eduardo, e da ANATA, Carlos António, consideram ser fundamental estarem devidamente catalogados e identificados os supostos lotadores (jovens que chamam os passageiros e procedem ao anúncio das rotas).

Já o director municipal  dos Transportes, Tráfego e Mobilidade de Cacuaco, Júlio Azevedo, realçou que a nível da administração foi proposto que haja uma melhor sinalização que vai determinar os pontos de saída, vulgo “placas”, paragem onde há um aglomerado de motoqueiros, assim como dar continuidade da identificação desses, com coletes codificados com o número da paragem em que o mesmo pertence.

Por outro lado, a Direcção Municipal  dos Transportes, Tráfego e Mobilidade de Cacuaco (Luanda) instou os mototaxistas nessa circunscrição a continuarem a pautar pelas boas práticas na via pública e nas paragens, no quadro da preservação do bem vida.

Num encontro, realizado quarta-feira, entre a Secção de Trânsito e Segurança Rodoviária local, Administração Municipal e líderes das associações  dos taxistas e mototaxistas, o órgão apela também para a preservação dos bens públicos.

Em declarações à ANGOP,  o director municipal  dos Transportes, Tráfego e Mobilidade de Cacuaco, Júlio Azevedo, realçou que o encontro visou, além do incentivo às boas práticas, o melhoramento da execução do Programa de Ordenamento do Trânsito (POT) no município.

Para melhorar a mobilidade e trafegabilidade de pessoas e meios, notou, prevê-se também o redimensionamento das paragens no casco urbano e na Avenida Fidel de Castro, propriamente no Pólo Comercial da Nova Era.

Nesse perímetro, será construída, em data não precisada, uma faixa de desaceleração com três paragens, nomeadamente, para táxis personalizados, de colectivos de passageiros e de transportes públicos.

Para melhor resposta, lembrou estarem abertas salas de formação de vários jovens mototaxistas, há três meses, na Vila Sede e Retranca (Distrito Urbano dos Mulenvos de Baixo), onde são transmitidas as regras do Código de Estrada.

Com o mesmo propósito, prevê-se a abertura, em data também não avançada, de mais salas de género nos distritos do Sequele e Urbano dos Mulenvos de Baixo (bairros Paraíso e Ângelo), assim como na comuna da Funda.

As acções formativas de jovens mototaxistas inserem-se num projecto tendente a preservação do bem vida e mitigar os acidentes de viação na via pública.

O delegado provincial de Luanda da AMOTRANG, Filipe Camate, fez saber que a instituição conta com mais de dois mil associados, acrescentando que  o desafio é levar todos a formação sobre as regras de trânsito para o combate a sinistralidade.

Avançou estar em carteira um novo programa, no âmbito do qual vão ser beneficiados os passageiros para que estes sejam também activistas, de formas a sensibilizar o condutor que não obedece as regras de estrada, como exemplo o não uso de capacete.

Quanto a formação dos mototaxistas, informou que mais de 500 jovens já foram formados, apesar de ser um número ainda reduzido.

Desde a passada terça-feira, decorre em Cacuaco uma operação policial, coordenada pela Secção de Trânsito e Segurança Rodoviária denominada “Motoqueiro seguro”, que segundo dados disponinilizados, ja permitiu a redução de 44 % dos acidentes causados por mototaxistas.

A ATA a nível do município de Luanda controla mais de 18 mil taxistas . A ANATA fiscaliza 22 placas dos taxistas a nível de Cacuaco e mais de dois mil associados na mesma municipalidade. COF/SEC/PA
 





Fotos em destaque

Angola apura-se pela 10ª vez para o CAN2025 em Marrocos   

Angola apura-se pela 10ª vez para o CAN2025 em Marrocos   

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h48

AJEA forma 722  guias turísticos em cinco províncias

AJEA forma 722 guias turísticos em cinco províncias

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h39

PR deplora participação de políticos e parlamentares no contrabando de combustíveis 

PR deplora participação de políticos e parlamentares no contrabando de combustíveis 

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h21

Jovens no Andulo (Bié) despertam para produção da beringela

Jovens no Andulo (Bié) despertam para produção da beringela

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h15

Zaire recupera 2,5 quilómetros quadrados de território ocupado ilegalmente pela RDC

Zaire recupera 2,5 quilómetros quadrados de território ocupado ilegalmente pela RDC

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h09

Presidente Joe Biden visita Angola em Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola em Dezembro

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h04

Contrabando de combustível muda para Leste e Sul de Angola

Contrabando de combustível muda para Leste e Sul de Angola

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 11h54

Angola produz mais de 28 milhões de toneladas de produtos agrícolas na campanha 2023/2024

Angola produz mais de 28 milhões de toneladas de produtos agrícolas na campanha 2023/2024

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 11h46


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+