Dundo – Dez mil e 100 litros de combustível contrabandeados , cujo destino era a República Democrática do Congo (RDC), foram apreendidos no fim-de-semana, pela Polícia Nacional na província da Lunda Norte.
A província da Lunda Norte tem registado nos últimos anos, escassez de combustível nos postos de abastecimento devido ao índice elevado de contrabando de combustível, um facto que tem obrigado os órgãos de defesa e segurança local acções sucessivas de combate ao fenómeno, através de micro-operações na fronteira com a RDC.
As micro-operações, para além do combate e preevenção ao contrabando de combustivel, visa tambem contrapor o trafico ilicito de diamantes, imigração ilegal, rapto de menores, entre outros crimes.
No último fim-de-semana, segundo o técnico do do gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando Provincial da Polícia Nacional na Lunda Norte, Alexandre Pereira, foram também apreendidas 48 pedras de diamantes de diversos quilates, por posse e tráfico ilícito.
A micro-operação permitiu a detenção de 686 cidadãos estrangeiros da RDC, por tentativa de entrada ilegal no territorio nacional, atraves dos postos fronteiriços de Caungula, Cuango, Chitato, Cambulo e Lóvua.
Fez saber que o combustível e os diamantes apreendidos foram entregues à Administração Geral Tributária (AGT) e à Comissão de Arrolamento da “Operação Transparência”. JVL/HD